Dicas

As dicas de Santo Antônio: como se preparar para vender mais no Dia dos Namorados?

Saiba como aprimorar suas vendas na data mais romântica do ano

Enquanto na maior parte do mundo ocidental a celebração do Dia dos Namorados ocorre no 14 de fevereiro por ser o dia de São Valentim, o Brasil se vê independente e mais próximo das tradições portuguesas já que nestas terras acontece no dia 12 de junho. A escolha dessa data tem a ver com o fato de ser véspera da celebração de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.

Trata-se de uma grande oportunidade para fechar negócios, levando em conta que se transformou no terceiro acontecimento mais relevante do comércio eletrônico em relação a vendas, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Só para levar em conta os dados do ano passado, o e-commerce faturou R$1,71 bilhão no Dia dos Namorados, alta de 5,1% ante o mesmo período de 2016, aponta o monitoramento da Ebit. O número de pedidos cresceu 7,2% e alcançou 4,070 milhões, enquanto o tíquete médio foi de R$ 420.

Além dos canais tradicionais que se veem beneficiados pelo aumento do interesse dos compradores, as lojas online se posicionam como a vitrine predileta de quem busca um presente perfeito. Aliás, ao contrário de outras datas, o relatório da Ebit mostra que o brasileiro não deixou para comprar o presente dos namorados na última hora. Os dias 05 e 06 de junho foram os que registraram as maiores concentrações de vendas o ano passado.

Entre tantas propostas, o desafio para os ecommerces é se posicionar no top of mind e oferecer ao comprador mais que um produto, uma experiência inesquecível.

Então, como se preparar para vender mais? Os profissionais da Real Trends  -plataforma líder em ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre– elaboraram uma série de dicas para ajudar aos lojistas a venderem mais:

Esquentar motores: o quanto antes começar, melhores serão os resultados. Para vender mais, uma das chaves é ir recordando a audiência da data que está por vir. Uma maneira de esquentar os motores é começar a produzir e distribuir conteúdo especial para a data nas redes sociais, blog e através de campanhas de email marketing.

Analise a sua concorrência: saiba como está o mercado do seu ramo e siga de perto a sua concorrência. E você que vai decidir se está sendo realmente competitivo em relação ao concorrente. Seja em preço, condições de envio, packaging e qualidade dos produtos oferecidos.

Loja personalizada: as datas especiais merecem designs especiais. Assim como os shoppings mudam suas decorações, no mundo online há o equivalente. É importante criar uma identidade visual diferenciada. Tematizar a home, os perfis nas redes sociais, os newsletters, assim como as fotografias dos produtos, de forma que chamem a atenção do público e garanta sua visita.

Oferecer promoções e benefícios: as promoções e benefícios devem agregar verdadeiro valor aos clientes. Além de oferecer descontos atrativos, algumas das opções mais apreciadas podem ser: enviar um brinde com as compras, oferecer edições limitadas e exclusivas, bonificar os envios, elaborar um packaging especial para a data, acompanhar com um cartão de presente, etc.

Adaptar-se ao mundo mobile: já conta com uma loja mobile? Cada vez maiores são as pessoas que buscam, comparam e compram produtos a partir de dispositivos móveis, ainda mais em datas especiais. Para captar esse público é imprescindível estar preparado para oferecer uma experiência amigável e responsiva, para seus clientes de sempre e, sobretudo para os futuros compradores.

O atendimento ao cliente, a peça chave: antecipar a data, personalizar a loja, oferecer promoções e estar nos canais mais visitados são grande parte do caminho para vender adequadamente. No entanto, há um aspecto fundamental que faz a diferença e deve acompanhar cada um desses passos: a atenção ao cliente. Naturalmente, em datas especiais, a demanda aumenta e, portanto, é necessário prever a ampliação do suporte. Assegure-se de contar com recursos necessários para aumentar o atendimento e estar presente e à disposição em todos os canais disponíveis.

Enfim, preparar-se de antemão, personalizar e tematizar cada loja, analisar a sua concorrência, oferecer benefícios, estar disponível em diferentes meios e, sobretudo, dar uma atenção diferencial são partes dos aspectos impostergáveis para vender mais durante o Dia dos Namorados e transformar uma compra em uma experiência inesquecível.

Texto de Daniel Salman.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Close

Adblock Detectado

Ajude-nos a manter o site no ar desabilitando seu Adblocker