Banco de Ideias

Este é o ranking de marcas mais sustentáveis na fabricação de smartphones

Empresas como Apple, Samsung, Google e tantas outras estão preocupadas com o meio ambiente e os possíveis males que suas criações podem trazer ao planeta?

Se por um lado os smartphones são cada vez mais incríveis, velozes e cheios de novas possibilidades e tecnologias, por outro pouco se fala a respeito do impacto ambiental que não só a criação de tais revoluções como também a fabricação e o consumo desenfreado de tais aparelhos provoca.

Empresas como Apple, Samsung, Google e tantas outras estão preocupadas com o meio ambiente e os possíveis males que suas criações podem trazer ao planeta?

Para responder essa questão fundamental, o Greenpeace lançou o Guia dos Eletrônicos Sustentáveis, uma publicação que analisa justamente o impacto das 17 maiores empresas de produção de produtos eletrônicos.

Ao invés de pensar em velocidade, definição, conexão, preço ou tantos outros atributos com que normalmente avaliamos os smartphones, nesse caso a avaliação se deu a partir da quantidade de Gigawatts consumidos para a produção e o volume de gases do efeito estufa emitidos.

O gráfico abaixo avalia as empresas, sendo a letra F a pior nota, e a letra A a melhor.

Salvo a Fairphone, empresa social que procura justamente desenvolver smartphones com o menor impacto possível ao meio ambiente, dentre as gigantes do mercado a melhor colocada foi justamente a Apple, com a implementação mais intensa de projetos de energia limpa e crescimento de 1.1 GW de energia renovável instalada em sua produção.

Notas gerais de cada empresa avaliada

A pior colocada dentre as grandes foi a Samsung, que não começou a transição para fontes de energia renováveis, e possui apenas 1% de sua produção feita com energia limpa.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, 80% dos gases de efeito estufa são produzidos, nesse caso, antes de qualquer aparelho ser sequer utilizado pela primeira vez.

Gráfico das empresas que mais se dedicaram à energia limpa em suas produções

 

Este artigo foi publicado originalmente por Hypeness

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Close

Adblock Detectado

Ajude-nos a manter o site no ar desabilitando seu Adblocker