Banco de IdeiasStartup

STARTUPS CRIAM TÊNIS FEITO DE CHICLETE

Conheça o GumShoe, calçado criado na Holanda e que tem uma sola feita com goma de mascar retirada das ruas

Mascar chiclete é um hábito muito comum, mas que pode ser um problema. Na Holanda, por exemplo, 1,5 mil toneladas de chiclete vão parar nas ruas a cada ano. A goma de mascar faz com que o governo gaste dinheiro para limpar as ruas. Além disso, há a questão ambiental, já que o chiclete demora entre 20 e 25 anos para começar a se decompor.

Para resolver este problema no país, a organização de marketing municipal Iamsterdam, a empresa de sustentabilidade Gumdrop e a empresa de design Explicit Wear criaram um tênis com chicletes retirados das ruas. Chamado de GumShoe, o calçado tem a sola feita de Gum-Tec, um componente reciclável com 20% de chiclete.

Os pesquisadores descobriram que um dos ingredientes do chiclete é a borracha sintética, que pode ser decomposta com técnicas de reciclagem para criar um novo tipo de borracha. Com um quilo de goma é possível fazer quatro sapatos.

Segundo Jonathan Van Loo, porta-voz do projeto, eles queriam encontrar uma maneira de as pessoas terem consciência do problema. “Foi aí que começou a ideia de criar um produto que as pessoas realmente queiram de algo que ninguém se importa”, disse ele ao “The Verge”.

O tênis
A parte de cima do sapato é feita de couro. Na sola há um mapa de Amsterdã, cidade holandesa de onde foram retirados os chicletes. Além disso, Van Loo garante que sola é resistente como uma borracha comum, e ainda tem cheiro de chiclete – mas sem ser grudenta como o doce.

Os tênis serão feitos nas cores preta, vermelho e rosa. A expectativa é que eles comecem a ser vendidos em junho, custando 190 euros, aproximadamente R$ 800. Os pesquisadores ainda querem montar um sistema de troca de solas para quando o tênis estiver velho.

Este artigo foi originalmente publicado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Tags
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Close

Adblock Detectado

Ajude-nos a manter o site no ar desabilitando seu Adblocker